sábado, 15 de agosto de 2009

A balela do Fora Sarney

A mídia grande repercutiu as manifestações pelo Fora Sarney em várias capitais nesta sexta.Pra quem já participou do Fora Sarney em 1988 bate até uma saudade, no entanto é bom se vacinar contra as saídas facilitadas.

Primeiro, quando a esmola é muita o santo desconfia, portanto, duvide quando a Globo, a Record e a SBT mostram uma manifestação de 150 pessoas.Segundo, perguntar não ofende:se o Sarney sair fora, poderemos ter um Arthur Virgílio, ou um Heráclito , ou um Renan de novo.O que muda na atual conjuntura política, é a posição destes quanto ao projeto democrático e popular em andamento, a sua relação com o governo Lula.Um presidente atrasado, em relação ao projeto, pode acelerar ou atrasar as mudanças que queremos ver acontecer.

Quem acompanha a crise do Senado há mais tempo sabe há muito tempo que o problema é de origem.As casas legislativas e os representantes do povo, ou no caso dos Estado-Senado-, são eleitos com grande manipulação e a corrupção é um fato quase natural à sua função.Ou estranha-se o fato da maioria dos senadores e deputados elegerem-se com recursos do grande capital.

É triste dizer isso mas a corrupção é inerente ao capitalismo, pois as casa legislativas são formadas por pessoas que, na grande maioria das vezes, representam interesses do capital, financeiro, industrial, dos dois ou de segmentos destes.Não se trata portanto de uma questão individual, trata-se de uma questão de classe.Enquanto a maior parte do povo não entender isso, não vamos mudar esse quadro.

A coisa só vai funcionar na medida em que a socieddae brasileira forjar uma nova mentalidade, um outro tipo de representação, que na sua maioria represente os setores populares.Isso sim é mudança verdadeira.O resto é mudança de pessoas e não de projetos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Concordo,é tudo a mesma coisa,sempre os mesmos coronéis,mas o estranho é o apoio dado para esses coronéis,se a direita está no governo apóia,se a esquerda está no governo apóia também!!esse tipo de mentalidade tem que sair de dentro"Congressistas"para fora.Ou será que não temos História e sim Estória!!tem que fazer valer a nossa história.
    Maurício.

    ResponderExcluir
  2. É por essa razão e por outras que hoje, não é raro encontrar pessoas que anseiam a volta de um regime autoritário. Wellington Salgado, Renan Calheiros, Fernando Collor, José Sarney etc etc etc etc etc etc... são um bando de incompetentes. Protagonizam uma lamentável deslegitimação do poder legislativo brasileiro. É preciso uma reforma política para impedir que esses figurões continuem no poder, porque a pobre coitada República Federativa do Brasil está sendo assassinada ='(

    ResponderExcluir

Seguidores

Total de visualizações