sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O vôo baixo dos tucanos

Além da falta de discurso, os tucanos continuam divididos.O que dizer da verdadeira tucanada do líder do PSDB, Megale na Assembléia, ao afirmar categoricamente que Jatene iria ser o candidato a Governo.No dia seguinte, foi desmentido pelos líderes nacionais.Nada ainda está resolvido.

A divisão aqui no Pará, ao que parece reflete a divisão nacional.Não é a toa que o programa do PSDB, de rádio e TV, teve que exibir Aécio e Serra como presidenciáveis.Devem estar fazendo os cálculos para ver se vale a pena a disputa presidencial na medida em que cresce nas pesquisas a candidata de Lula.Ela pode não ser boa de palanque, mas é boa de TV e de gestão.Isso faz a diferença.

Os tucanos, por mais que tentem pousar de superiores representam uma agenda superada. Isso fica nítido, por exemplo, no debate sobre o Pré-Sal.As imensas riquezas que o Brasil vai auferir com a exploração do Pré-Sal, seriam bem maiores se FHC não tivesse cometido a tucanada de abrir o monopólio da exploração do petróleo para empresas de capital privado nacional e internacional.

Quanto tempo se perdeu ao seguir de forma mecânica os ensinamentos da escola neoliberal, de controle de contas públicas com alto custo social, superávit primário, privatizações escandalosas, dinheiro em bilhões de socorro aos bancos, desmantelamento dos postos de saúde, escolas, universidades sob o discurso de estado mínimo.Como dói no sociólogo vaidoso, concluir mesmo sem querer, que as idéias que ele defendeu eram velhas, ultrapassadas, como agora são mais do que nunca.

O que existe de moderno na atualidade é colocar o desenvolvimento humano como aspecto essencial para o desenvolvimento econômico. É compreender que para relações internacionais saudáveis é necessário estabelecer soberania. De que programas sociais, contratações , concursos, aumentos reais de salários são investimentos justos e necessários e não se tratam de gastos.

Essas idéias já há tempos são preconizadas pela esquerda, são patrimônio da nossa luta e representadas na atual conjuntura pelo PT.

Lula e Ana Júlia, cada um a seu tempo e em determinada conjuntura e acúmulos de experiências, buscam colocar este ideário em prática.Com todos os limites impostos dentro de uma sociedade, ainda com sua lógica de lucro e bem estar voltada para uma minoria.

Aos tucanos, o que resta, como aos dinossauros, é um tempo que felizmente, já está passando e nas eleições de 2010 vai ter a resposta que merece, de novo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações