quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Heroína de Rio Maria


Estive ausente da rede durante muitos dias.Neste ínterim, como sempre, mil preocupações, mas existiu um assunto que gostaria de dividir com vocês.

Durante a minha ausência, morreu Dona Geraldina, camarada de Rio Maria, viúva de João Canuto. Mãe de José, Paulo, Orlando, Luzia e Marcial, uma "mulher maior".

Pode-se dizer que D.Geraldina foi uma mulher da luta.Seu marido, dirigente sindical comunista, foi assassinado em 1985.José e Paulo, dois filho seus foram mortos em 1986, tendo sido Orlando gravemente ferido no mesmo episódio.

Sua filha Luzia, atual dirigente do SINTEPP, também mãe , enfrentou adversidades parecidas tendo também seu companheiro sido vítima de atentados.Por conta disso , durante um bom tempo, D.Geraldina afastou-se de Rio Maria e veio morar no conjunto Guajará, em Ananindeua.No entanto, nunca se acostumou com a vida na cidade grande.Sentia falta daquela vida remosa do campo paraense, para onde depois retornou.

Desde a minha curiosidade adolescente, nas primeiras idas à Rio Maria (ainda cheguei a conhecer o Seu João e Expedito) me surpreendia com a sua calma e serenidade, sempre nos recebendo com simplicidade e seu jeito altaneiro de camponesa, oferecendo sempre uma boa "bóia".

A violência, a morte, a eterna luta em defesa dos nossos direitos humanos, não lhe surpreendiam, mas também não lhe dobravam.Nem os sentimentos de tristeza, por mais profundos que provavelmente foram, jamais fizeram com que ela, mãe e esposa de heróis, heroína também do nosso povo, demonstrasse arrependimento ou esmorecesse os filhos e camaradas.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Olá, Leila!Lembra de mim?
    De qualquer forma é bom te encontrar novamente, parabéns pela lucidez e fibra nos textos. Agora te acompanharei.
    Aproveitando a deixa, em se tratando de heroínas e direitos humanos... sabes me dizer que coisa é esta que estão fazendo com nosso Maria do Pará?
    Eu que lá trabalhei com afinco, na função de arteterapeuta e em lutas além da arte e da terapia desde a inauguração até fevereiro deste ano, ando a observar que o serviço ficou meio capenga, trocaram quaze toda a equipe com o intuito de cumprir metas eleitoreiras ou é impressão minha?
    Um abraço e muita luz no teu caminho.
    Isabela do Lago

    ResponderExcluir

Seguidores

Total de visualizações