sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Também não entendi...

Um acadêmico conceituado, leitor do Opinião, me perguntou porque a Governadora Ana Júlia exonerou, na semana passada, o defensor público Roberto Martins do cargo de Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos de seu governo, este indicado pelo PC do B.Te digo, professor, também não entendi.

Pode ser porque, mesmo tendo a SEJUDH 0,26% do orçamento do Estado para desenvolver uma política pública das mais importantes e de maior visibilidade, este nunca foi requisito para o PC do B deixar de realizar a sua parte através de seus filiados na Secretaria.

Pode ser também pelo fato de que mesmo este orçamento sendo menor do que era na época dos tucanos, não deixou a SEJUDH de estabelecer um paradigma de participação popular, realizando dezenas de conferências que contaram com a participação de milhares de pessoas em todo o Estado e fazendo funcionar, mesmo com parcos recursos, os conselhos de controle social que a ela estão ligados.

A explicação pode estar também no fato de que nestes 30 meses, políticas avançadas como a aplicação da Lei Maria da Penha renderam a construção das Casas Maria do Pará, como a recém inaugurada em Abaetetuba, trazendo recursos inéditos para o Estado, e etc, etc e tal.

O fato é que, além da medida ser abrupta, já que o secretário tinha há pouco sido nomeado como Secretário efetivo, até onde eu sei, faz tempo que o Governo não faz um balanço mais pormenorizado de suas políticas, pelo menos envolvendo todos os partidos que contribuíram com a vitória de Ana Júlia, que como todos sabem não se elegeu sozinha.

A explicação talvez realmente esteja no que O Jornal L fala quase todo dia:trocam-se os ccupantes das cadeiras pra ampliar-ou tentar ampliar- a base "aliada"na Assembléia.É possível que a bancada do PP seja mais amável com o governo popular, mas isso nem de longe vai significar que a base social dos "progressistas" Gerson Peres e Zé Neto irá aderir à um projeto mais avançado.

Recordar é viver.A falecida coligaçãoUnião pelo Pará, reunia mais de 10 partidos mas isso não foi suficiente pra fazer Almir Gabriel vencer a eleição.Quem votar verá.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Não quero ser pessímista mas do jeito que a governadora vem fazendo no governo, exonerando aliados valiosos , favorecendo partidos que outrem eram voltados para a direita e esquecendo quem a ajudou a colocar no poder.Deixou secretárias fortes em mãos de partidos que no período de suas administrações foram um desastre que o diga na área da saúde. Pelo seu favorecimento por esses falsos amigos que só querem se beneficiar e depois irá ''pular para outro galho''. Fatalmente nessas próximas eleições,pelo descaso dos partidos menores esquecidos com pouco apoio e secretarias com pouco peso e recursos, terá suas bases de apoio enfraquecidas e dificilmente não se elegerá ou quem vier como candidato(a). Na minha opinião seria uma boa o Pc do B apresentar um candidato por mais que seje difícil mas seria uma opção para dizer que não somos apenas mais um partido de apoio e sim termos nossa própria autonomia e respeito que merecemos pois só assim eles vão da o valor na gente.

    ResponderExcluir

Seguidores

Total de visualizações